Muitos amigos já me ouviram falar a respeito de DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA. Tenho me dedicado a reunir algumas de suas produções literárias, especialmente crônicas. Por meio delas, Dom Lustosa, salesiano e Arcebispo de Fortaleza - CE nas décadas de 1940 a 1960, procurava sensibilizar leitores para o cultivo de valores e a responsabilidade social. Nesse espaço pretendo disponibilizar algumas de seus textos e considerações em torno de sua produção com base na pesquisa que estamos realizando. Esperamos que esse espaço seja um fórum de discussão capaz de reunir dados para a compreensão das contribuições desse intelectual na sociedade brasileira. Caso queira colaborar com algum subsídio ou informação, entre em contato conosco pelo e-mail: cidadaniaplanetaria@yahoo.com.br ou msn: cidadaoplanetario@hotmail.com |
skip to main |
skip to sidebar
Algumas produções literárias de DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA e estudos sobre esse intelectual brasileiro com base em pesquisa bibliográfica e documental serão disponiblizados nesse espaço. Por meio de crônicas e cartas pastorais Dom Lustosa procurava sensibilizar leitores para o cultivo de valores e a responsabilidade social.
A pesquisa sobre Dom Lustosa
Posted by
Francisco Sales
on Monday, July 17, 2006
3 comments:
Dom Antonio de Almeida Lustosa esteve na comunidade de São João, na localidade de Carqueija dos Alves, hoje município de Capistrano, em visita pastoral. O mais fantástico é que ele dormiu na casa de meus pais, que hoje é meinha, pois meus pais moravam emfrente a capela e meu avô pediu para que eles saissem da casa para abrigar o bispo na csa, dando-lhe mais privacidade. Nesta casa eu fundei um pequeno museu em homenagem ao meu pais e meus avós. Vou colocar uma placa com o histórico desta visista. Minha mãe, é viva, tem 94 anos e sabe detalhesda visita.
Uma pessoa que precisa serouvido pelos pesquisadores sobre D. Lustosa é o professor aposentado DO INCRA RAIMUNDO NONATO PINHEIRO ALVES. Ele sabe muito sobre D. Lustosa. Ele é contemporâneodo José Rosa Abreu e do JOSÉ OLAVO RDRIGUES, posso fazer o contato.
A visita pastoral a Capistrano antes edepois de serparóquia, foi muito importante na vida de D. Lustosa. Destas visitas se criou um elo muito grande com a localidade. Depois de seu falecimento a Igreja recebeu as terras do principal proprietário da região senhor PIERRE AON, exatamente o outro local onde o bispo esteve na década de 40. nestas terras a igreja desenvolveu um imenso trabalho de desenvolvimento comunitário... Sobre isso há minha dissertação de mestrado na UFC e hoje um aluno da UECE faz uma pesquisa, mas sobre a fundação JOÃO XXIII, que já é de D. Delgado.
Post a Comment