Breve biografia


Arcebispo salesiano. Nasceu na cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais, no dia 11 de fevereiro de 1886. De seus pais que eram cristãos exemplares, recebeu Antonio Lustosa uma boa formação humana e cristã. Menino inteligente e de boa índole, logo se revelou educado e possuidor de visíveis sinais de vocação para o sacerdócio. Ingressou na Congregação Salesiana, tornando-se religioso em 28 de janeiro de 1906. Ordenado sacerdote no dia 28 de janeiro de 1911 e após ocupar vários cargos na Congregação, foi nomeado Bispo, sendo ordenado para a Sagrada ordem do Episcopado no dia 11 de fevereiro de 1925.

Exerceu o ministério de bispo em quatro dioceses:
Em Uberaba, no estado de Minas Gerais, durante quatro anos;
Em Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, por dois anos;
Em Belém, no Estado do Pará, trabalhou ao longo de 10 anos;

Á Arquidiocese de Fortaleza, porém, como arcebispo, dedicou ele 22 preciosos anos de sua vida de pastor amigo e bispo santo, no meio do seu povo sofrido (05/11/1941 a 11/05/1963).

Plenamente identificado, viveu intensamente a sorte do povo cearense, chegando a pedir esmola em favor do povo torturado pelo flagelo da seca. Assim como o povo hebreu no deserto, dizia ele: “... também nossos pobres flagelados, ora sob a nuvem luminosa de uma esperança ilusória, ora sob a nuvem sombria de uma decepção dolorosa” (Terra Martirizada, p. 44). No intuito de ajudar os seminaristas e socorrer os pobres, escreveu numerosos livros. Homem verdadeiramente de Deus, sempre preocupado com o bem-estar das pessoas, ele foi o pai e o amigo dos pobres, testemunhando sua caridade com gestos muitos e concretos.

Terminado o tempo de Arcebispo em Fortaleza, humilde e obediente, recolheu-se na Casa Salesiana de Carpina, em Pernambuco. Aí entre os seminaristas, como confessor, viveu santamente seus últimos anos de vida, entre o trabalho, o sofrimento e a oração, vindo a falecer no dia 14 de agosto de 1974.
A Arquidiocese de Fortaleza, tendo à frente o Sr. Arcebispo, Dom José Antônio, já abriu e encerrou o processo local de beatificação e canonização, remetendo-o a Roma onde se encontra atualmente. Resta: Rezar, divulgar sua vida, sua missão e aguardar que se cumpra nele a vontade expressa de Deus: “Sede santos porque eu sou santo” (1 Pr 1, 16).


“Abre teus olhos à luz da fé, para saberes apoiar o dom de Deus”.



“Não é só de pão, mas é também de pão que vive o homem”.

“Na hora da provação apura-se-nos o sentimento da gratidão. E urge conosco o dever de significar aos que nos estendem a mão quanto nos penhorou o conforto quem, na hora amarga, nos dispensaram”
Dom Antônio de Almeida Lustosa

 

Design in CSS by TemplateWorld and sponsored by SmashingMagazine
Blogger Template created by Deluxe Templates