Dom Lustosa publicados e Crestomatia


CRESTOMATIA, segundo seu organizador, Radagasio Taborda (1936, pp.10-11), é um compêndio voltado para a aprendizagem da nova ortografia firmada pelas Academia Brasileira de Letras e das Ciências de Lisboa e sancionada por Getúlio Vargas por meio do decreto n 20.108, de 15 de junho de 1932. Reunindo textos em prosa e verso de autores renomados como José de Alencar, Olavo Bilac, Bocage, Camões e Machado de Assis, recomendava-se sua leitura atenta, sob a direção “esclarecida” do professor, para uma análise e interpretação dos textos como meio mais adequado para a transmissão ao conhecimento da língua culta.

3 comments:

Unknown said...

Será que, já que não se encontra mais este livro nem mesmo nos sebos, alguém que o tenha não poderia escaneá-lo, realizando o desejo de tantas pessoas?

Meu pai, sempre que recorre ao seu tempo de infância, recita textos inteiros deste livro, movido pela memória emocionada de seu tempo de outrora.

Sempre que vou procurar pelo google ou outros meios, só encotnro comentários de pessoas também saudosas ou ansiosas por encontrá-lo… alguém! faça essa vontade de tantos que viveram tão intensamente esses momentos de leitura deste lendário livro! :)

SARASWATTI said...

Tenho um carinho todo especial pela crestomatia! Adoraria ter uma, mas hoje, é rara. Uma pena!

SARASWATTI said...

Tenho um carinho todo especial pela crestomatia! Adoraria ter uma, mas hoje, é rara. Uma pena!

 

Design in CSS by TemplateWorld and sponsored by SmashingMagazine
Blogger Template created by Deluxe Templates